domingo, 11 de novembro de 2007

Actividade Física nas Crianças

Em resposta ao comentário da notícia anterior lanço esta informação, a qual espero que seja útil. Agradeço desde já à Senhora Alice o comentário. Estou ao dispor para mais questões e para partilhar conhecimentos e informações.

A todos que virão a ler este artigo, sigam o exemplo e coloquem questões.

Actividade Física nas Crianças

A actividade física nas crianças é fundamental para o desenvolvimento motor e funcional da criança.

Neste sentido, aponto três vantagens que para mim são as mais importantes:

1 - Elevar o nível funcional das capacidades físico-motoras, condicionais e coordenativas das crianças. Ou seja, as crianças vão desenvolver desde cedo noções como postura, lateralidade, coordenar movimentos braços/pernas, noções de espaço, entre outras. Assim, é minha convicção, que a criança que comece a praticar actividade física mais cedo desenvolver-se-á mais rapidamente em termos corporais permitindo-lhe adquirir maior habilidade motora e a ser mais autónomo.

Uma dica: se colocar o seu filho desde bebé nas aulas de natação, ele desenvolverá as vias respiratórias e a coluna vertebral mais rápido.

2 - Favorecer a socialização e a cooperação das crianças. Há pouco tempo atrás as crianças brincavam nas ruas com os vizinhos sem receio, ou encontravam-se em casa de algum colega onde passavam tempos de convívio saudável e animado. Hoje, cada vez mais reparamos que as nossas crianças são individualistas pois passam muito tempo isoladas, o que demonstra que o processo de socialização é precário. Para contrariar esta tendência a prática desportiva é um bom remédio para a resolução deste problema. Assim sendo, as aulas de actividade física obrigam o trabalho em grupo, a partilha e a comunicação para o alcance de bons resultados.

3 - Educar, ou seja, aprender bons hábitos de higiene, saúde, regras e respeito pelo outro. Este objectivo é muito claro, ou seja, através da prática desportiva conseguimos criar rotinas, regras e hábitos de educação para o dia-a-dia da criança.

Uma dica: a prática de desporto colectivo ao gosto da criança, permite o seu desenvolvimento equilibrado no que diz respeito ao ponto 2 e 3 aqui referido

Nota:
Todos nós devemos ter um objectivo importante que é o de desenvolver o gosto pela prática da actividade física e desportiva.

2 comentários:

Anónimo disse...

Concordo com as vantagens descritas pelo professor, mas como desportista, nos tempos-livres, acrescentaria a vantagem do desporto proporcionar àqueles que o praticam um alivio do setress diário, que hoje até as crianças afecta.
Pegando no comentário da Srª. Alice gostaria de salientar que o desporto nos pré-adolescentes faz com que se liberte a energia acumulada de um dia de escola, ajuda, também, a criar um ritmo saudável e de bem-estar com o corpo e com a mente. Para mim o desporto veio proporcionar-me uma vida mais activa e menos setressante.
Relativamente à segunda vantagem, gostaria que todos os pais a lêssem, pois muitas vezes o dinheiro gasto nos videojogos, que fazem aumentar o individualismo nas crianças, poderia dar para por o filho a praticar uma das muitas modalidades desportivas, e por consequênte um forte desenvolvimento social e colectivo, no referido.
O desporto faz com que a vida se leve de uma maneira natural e saudável.
Gostaria de saber a partir de que idade aproximadamente um bébé poderá a começar de praticar natação.
Espero-lhe um futuro rizonho, BOA SORTE

Anónimo disse...

Realmente é urgente que se icentive as crianças a brincarem em grupo e com outras crinças, pois cada vez mais as crianças são muito solitárias. Ocupam os seus tempos livres a jogar video jogos e a navegar na net, tornando-se muito introvertidas o que vai fazer com que se tronem aldutos tristes e antisociais.
Por isto e por todas as vantagens que o desporto possa pproporcionar que todas as crianças, jovens, adultos e toda a gente deve praticar desporto. Quanto mais não seja, para que andemos todos mais bem dispostos. Neste assunto (desporto) é o que posso testemunhar. Acima o desporto abaixo o sedentarismo
P.S. Dispenso o Srª